Exames COVID-19

Entenda melhor os EXAMES para COVID-19:

Oferecemos diferentes testes laboratoriais indicados para investigação da infecção pelo SARS-CoV-2 (Coronavírus). Para escolher o teste para COVID-19 mais indicado para você, o ideal é realizar uma avaliação médica.

Os exames são separados por estágio da infecção e são importantes no auxílio do diagnóstico da doença a na avaliação da resposta imunitária do indivíduo.

Conheça os testes disponíveis e suas indicações:


PARA SABER SE ESTÁ COM COVID-19:

RT-PCR (SWAB NASOFARINGE E OROFARINGE)

Este exame determina a infecção pela presença do RNA viral do SARS-CoV-2 (Coronavírus), 

Metodologia padrão-ouro que identifica o vírus na fase aguda da doença.

É coletada amostra da secreção do nariz (nasofaringe) e da garganta (orofaringe)

Indivíduos sintomáticos: São preferencialmente coletados, do 1º ao 8º dia de sintomas.

Indivíduos assintomáticos: A qualquer momento. Indicado para indivíduos que tiveram exposição recente com pessoas infectadas e querem descobrir se estão com o vírus, para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

TESTE RÁPIDO ANTÍGENO

Este exame detecta o antígeno viral “Proteína N” do SARS-CoV-2.
Identifica partes da estrutura viral, com ligeira diminuição de sensibilidade. Sensibilidade maior até o quinto dia de sintoma, na fase aguda da doença, tendo valor maior quando POSITIVO, permitindo a adoção rápida das medidas de restrição de contágio.

É coletada amostra da secreção do nariz (nasofaringe), por swab nasal

Indivíduos sintomáticos: São preferencialmente coletados, do 1º ao 7º dia de sintomas.

Indivíduos assintomáticos: Pode ser usado para indivíduos que tiveram exposição recente com pessoas infectadas e querem descobrir se estão com o vírus, dentro do período indicado. Rastreia assintomáticos, quando realizado de maneira recorrente (a cada 72 horas). Não é aceito na maioria das companhias aéreas e destinos de viagem.

RESULTADO NO MESMO DIA DA COLETA

 

PARA SABER SE TEVE COVID-19:


TESTE RÁPIDO SOROLÓGICO

Este exame detecta anticorpos IgM e IgG, que podem ser produzidos pelos indivíduos após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2. O teste rápido pode apresentar menor sensibilidade e especificidade, característico da metodologia.

É coletada amostra de sangue

O exame deve ser coletado preferencialmente, 14 dias após o início dos sintomas ou após a exposição ao risco de contaminação, para evitar Falso Negativo.

RESULTADO NO MESMO DIA DA COLETA


SOROLOGIA IGG/IGM

Este exame detecta os anticorpos IgM e IgG, que podem ser produzidos pelos indivíduos após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2. A presença de anticorpos regulares (IgG e IgM) não necessariamente garante a presença de anticorpos neutralizantes. Podem ser dosados separadamente.

É coletada amostra de sangue

O exame deve ser coletado preferencialmente, 8 dias após o início dos sintomas ou após a exposição ao risco de contaminação, para evitar Falso Negativo.

RESULTADO EM 5 DIAS ÚTEIS

ANTICORPOS TOTAIS

Este exame detecta Anticorpos totais contra a “Proteína N” do SARS-CoV-2, podendo indicar se o indivíduo, sintomático ou assintomático, teve infecção pregressa. Indicado para pessoas com histórico de infecção confirmada, para avaliar se houve produção de anticorpos. Avalia a resposta imune, independente da classe de anticorpos.

É coletada amostra de sangue

Indivíduos sintomáticos: a partir do 14º dia de sintomas.

Indivíduos assintomáticos: a qualquer momento ou 21 dias após a exposição ao risco de contaminação.

RESULTADO NO MESMO DIA DA COLETA